Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

André Martinho

Escritas sobre a busca por sabedoria, rumo a um ser humano melhor.

André Martinho

Escritas sobre a busca por sabedoria, rumo a um ser humano melhor.

Trabalhar de noite e ser saudável

Estamos a falar não só do choque com a rotina familiar mas também de saúde e bem estar.

Este é um tema que me é pessoal, pois actualmente tenho como profissão principal a vigilância. Já trabalhei nesta área no passado mas decidi mudar de rumo, até escrevi um artigo exactamente sobre esse assunto.

A vida fez das suas e as coisas não correram como eu planeei, por isso estou de volta à vigilância, uma profissão onde por norma se trabalha por turnos rotativos, situação que pode trazer problemas de saúde se não dermos a devida atenção aos nossos hábitos e rotinas.

Trabalho nocturno

Tal como o nome indica, trabalho nocturno é aquele que é prestado durante a noite. No entanto esta explicação torna as coisas subjectivas, por esse motivo tem de ser determinado o que se entende por trabalho nocturno.

Segundo o código de trabalho, trabalho nocturno é aquele que é prestado entre as 00:00 e as 05:00 horas, sendo sete e onze horas as durações mínima e máxima respectivamente. É um horário que pode variar desde que não viole os dois critérios mencionados, abranger o intervalo de tempo e a duração.

Remuneração 

A remuneração do trabalho nocturno é em regra pago com um acréscimo de 25% por cada hora trabalhada durante o horário nocturno determinado.

O ganhar mais é uma das vantagens de trabalhar durante a noite. Quanto às desvantagens, não há dinheiro que as pague, pois estamos a falar não só do choque com a rotina familiar mas também de saúde e bem estar.

Impacto na saúde 

O sono é indissociável do cultivo de uma boa saúde, logo qualquer factor que interfira com o sono vai interferir com a saúde.

De acordo com o Hospital da CUF, existem possíveis problemas de saúde para quem trabalha à noite ou por turnos, tais problemas são:

  • Dificuldades de concentração e memória;
  • Susceptibilidade a doenças gastrointestinais, metabólicas, reprodutivas, oncológicas e cardiovasculares;
  • Impaciência, irritabilidade e risco de depressão;
  • Abuso de substâncias como cafeína, álcool, drogas ou medicamentos;
  • Obesidade;
  • Descontrolo na gestão da diabetes.

Para além destes problemas de saúde, não esquecer as consequências familiares e sociais.

Como atenuar os danos à saúde?

Apesar de existir pessoas que gostam de trabalhar à noite, a verdade é que ninguém está livre das consequências negativas que o trabalho nocturno tem sobre a saúde das pessoas que o executam, pelo que é imperativo fazer algo que atenue estes danos:

  • Assegurar as condições para tentar ter o melhor sono possível. Uma vez que dorme de dia, tente tornar o quarto o mais escuro possível e acrescente o uso de uma máscara para dormir.
  • Tenha uma alimentação saudável. Tente manter as rotinas das refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar) e durante o turno se tiver fome, evite os snacks e a comida rápida, mas prefira algo leve como saladas e fruta, acompanhado de muita água.
  • Mantenha-se calmo e relaxado durante o turno até à hora de ir dormir;
  • Se beber café, beba apenas no início do turno;
  • Visite o seu médico com mais frequência.

O ideal seria não haver necessidade de trabalhar durante a noite, mas uma vez que esta é a realidade, há que aceitá-la da melhor maneira possível, e podemos começar por mudar os nossos hábitos e rotinas, adoptando estas dicas.