Os benefícios da oração
A oração mal não faz! Antes pelo contrário quando feita com sinceridade.
A oração é quase sempre e por todos considerada como uma prática ligada a questões espirituais e religiosas, sendo algo imprescindível neste mesmo contexto. Mas vamos procurar saber quais os benefícios desta prática. Serão reais ou meros placebos?
Orar e rezar. Quais as diferenças?
Segundo o Dicionário Priberam, oração, reza e até mesmo prece, têm as três o mesmo significado, ou seja, na definição de cada uma das palavras, estão presentes as outras duas.
No entanto como é sabido, hoje em dia as palavras estão um quanto afastadas da sua origem etimológica, e de acordo com o Dicionário Etimológico:
O latim "orare" tinha o sentido de pronunciar uma fórmula ritual, uma súplica, um discurso, pedir, rogar, pleitear, advogar. Estas duas últimas acepções estão presentes nos cognatos "oração" (lat. "oratione") e orador, da linguagem jurídica. Mas o verbo, por influência do latim da Igreja, especializou-se no sentido de suplicar a Deus, rezar. "Recitare", ler em voz alta, recitar, ler, além da forma erudita "recitar", com o mesmo sentido, deu-nos a forma popular "rezar", cujo sentido se especializou como recitar ou ler orações.
Posto isto percebemos que existem diferenças, diferenças essas que andam de mãos dadas com as diferentes práticas entre as diferentes denominações mais ou menos ritualísticas, sendo a reza algo mais próximo de um ritual.
Psicologia da oração
Muito se tem estudado a respeito dos benefícios de orar, chegando a conclusões positivas tais como:
- Estudo indica que rezar é como conversar com um amigo
- Cientistas estudam o cérebro e comprovam que a oração pode ajudar os alcoólicos em recuperação
- A oração tem o poder de regenerar o cérebro
- Estudo afirma que oração influencia na saúde
- Fé pode interferir no funcionamento do cérebro e regular estado de ânimo
O leitor que porventura não seja crente, talvez esteja a deduzir que estes benefícios a serem reais não se aplicam a si pelo simples facto de não crer num Deus.
Mas é possível confirmar o contrário pois estes mesmos benefícios podem aplicar-se a si numa outra perspectiva, não numa oração ou reza em que fala com Deus, mas em afirmações positivas em que fala consigo próprio.
Como orar?
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. in Evangelho de Mateus
E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. in Evangelho de Lucas
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. in Carta aos Filipenses
Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. in 1ª Carta aos Tessalonicenses
E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. in Evangelho de João
Estas passagens bíblicas são o guia perfeito para uma oração eficaz. Cada passagem respectivamente trata de um requisito necessário para tal oração, nomeadamente a necessidade de um local silêncioso e privado, tratando-se de uma oração pessoal, ao invés de uma "performance" que visa mais a necessidade de chamar a atenção do próximo do que o Deus verdadeiro.
Humildade, confiança, gratidão e persistência. Tudo isto é necessário para uma oração sincera e eficaz, feita sempre em nome de Jesus Cristo.
Algumas preces
Seguem-se três orações bastante conhecidas, a oração do Pai Nosso, ensinada por Jesus aos seus discípulos, o 23° Salmo do Rei Davi, um dos Salmos mais poderosos e a Oração da Serenidade, muito popular nos grupos de recuperação de adições, sendo a sua autoria incerta.
Oração do Pai Nosso na Bíblia
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. in Evangelho de Mateus
Salmo 23
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias. in Livro dos Salmos
Oração da Serenidade
Deus, conceda-me a serenidade
para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar as coisas que posso
e a sabedoria para discernir uma da outra.Vivendo um dia de cada vez, apreciando um momento de cada vez, recebendo as dificuldades como um caminho para a paz e, como Jesus, aceitando as circunstâncias do mundo como realmente são, e não como gostaria que fossem.
Confiando que o Senhor tudo fará se eu me entregar à Sua vontade; pois assim poderei ser razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz ao seu lado na eternidade.
Amém.
Creio que de uma coisa é possível ter a certeza, a oração mal não faz! Antes pelo contrário quando feita com sinceridade, seja a oração, a reza ou até mesmo as tais afirmações positivas, pois os estudos mencionados anteriormente aplicam-se também a estas.
Quero terminar com uma exortação a todos para que não menosprezem a oração a Deus, porque é benéfica e estamos a passar por tempos em que há muita gente que vive tão mal consigo própria que dificilmente conseguirá pôr em prática o acto de fazer afirmações positivas.
Sendo este um claro sinal de que só lhe resta voltar-se para Deus.